fbpx

Blog

O que é Cloud Híbrido?

O que é Cloud Híbrido?

O que é Cloud Híbrido ?
Cloud híbrido é uma nova forma de trabalhar a infraestrutura de TI que veio para acabar com o “GAP” na utilização dos recursos de infraestrutura e serviços aperfeiçoando o uso do Cloud Público e Privado.
Cloud híbrido combina uma cloud pública e privada dentro da mesma organização, com cada cloud servido aplicativos e objetivos diferentes: como o nome sugere, alguns recursos são executados na infraestrutura local e outros em serviços como Amazon AWS, Digital Ocean, Azue, Google Cloud, etc.  A idéia é que uma organização possa obter o melhor dos dois mundos, mantendo alguns serviços essenciais em uma cloud privada e acessando serviços como webservers na cloud público.

Cloud Público vs Privado
Cloud público e privado são semelhantes em muitos aspectos, mas muito diferente em alguns pontos críticos. Em um cloud privado, os recursos de armazenamento e computação são mantidos atrás de um firewall corporativo, dando maior segurança e maior controle sobre os dados armazenado. A desvantagem é que um cloud privado é mantido em um único local físico, tornando-o mais suscetível a falhas e danos por causas naturais como falha de hardware e interrupções elétricas.
Já o Cloud público, os recursos de computação são fornecidos por um terceiro, em servidores que também acomodam muitos outros clientes, há menos controle sobre esses servidores. Isto pode levantar questões em um ponto de vista de segurança e conformidade, mas normalmente há vantagens de escalabilidade e confiabilidade no quesito disponibilidade, bem como a recuperação de desastres e live migrations.

A utilização de uma arquitetura híbrida, permite que empresa possa acessar os benefícios do cloud público e privado, sem ser limitada pelas desvantagens de cada um. O cloud público e privado destinam-se a serem utilizados de forma independente um do outro. A comunicação entre ambos ocorre por meio de uma conexão criptografada, de modo que os dados possam trafegar de forma segura entre ambos construindo assim uma infraestrutura híbrida.

Buscar